top of page
WhatsApp Image 2022-04-21 at 18.01.34.jpeg

O Prêmio

O Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire de Educação e Ciência consiste no reconhecimento de boas práticas em robótica educacional, pensamento computacional, inteligência artificial, experimentos científicos e humanidades implementadas por professores de escolas públicas e privadas, bem como, projetos desenvolvidos por Secretarias Estaduais e Municipais de todo o Brasil.

O reconhecimento dos professores e secretarias é feito com um Certificado de Mérito e a inclusão da boa prática/projeto na plataforma do CIEPP.

Seymour Papert 

Seymour Papert (Pretória, 1 de março de 1928 – Blue Hill, Maine, 31 de julho de 2016) foi um matemático e educador estadunidense nascido na África do Sul. Lecionava no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele foi o teórico mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, um dos pioneiros da inteligência artificial e criador da linguagem de programação LOGO (em 1967), inicialmente para crianças, quando os computadores eram muitos limitados, não existia a interface gráfica e muito menos a internet. É considerado o Pai da Robótica Educacional.

Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986.

Realização

Este Prêmio é uma iniciativa da Federation of International Robosports Association-FIRA/Capítulo Brasil em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas-CIEPP, a Universidade Federal do Maranhão-UFMA, a Fundação Sousândrade e a Robo City - Escola de Robótica. 

Apoio

Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) e Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI)

Coordenação Técnica

 

CIEPP

Critérios de avaliação

As boas práticas serão avaliadas por Comissões de professores especialistas, com base nos seguintes critérios:
- Descrição da boa prática (0-10) - escreva no formato de resumo acadêmico com no mínimo 500 caracteres 
- Impacto positivo na aprendizagem do estudante, na escola e/ou comunidade (0-10) - - escreva no formato de resumo acadêmico com no mínimo 500 caracteres 
- Evidências apresentadas (0-10) - faça um vídeo de no máximo 5 minutos mostrando seu projeto e encaminhe o link da gravação

Categorias

- Professor (a) da Escola Pública

- Professor (a) da Escola Privada

- Secretaria Municipal

- Secretaria Estadual

Premiações

- Seymour Papert-Paulo Freire de Tecnologias (Robótica, Pensamento Computacional e Inteligência artificial)

- Ennes de Sousa de Experimentos Científicos (Física, Química, Biologia e Matemática)

- Bandeira Tribuzi de Humanidades (História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Línguas)

bottom of page