top of page

A interdisciplinaridade da Robótica Educacional

Conheça o projeto do Professor Danilo Lima Falcão, Instituto Federal do Maranhão - Campus Codó, que conquistou Menção Honrosa do Prêmio de Robótica Educacional - Edição 2022.

Descrição da boa prática


Este relato discute o uso da robótica como ferramenta pedagógica interdisciplinar visando promover um Ambiente Colaborativo de aprendizagens dinâmicas e motivadoras.


Relatam-se as experiências de uso da robótica no Curso Técnico de Informática integrada ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – (IFMA), durante a aplicação do projeto de pesquisa intitulado “Robótica Educacional: uma proposta interdisciplinar para o IFMA campus Codó”, aprovado e financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Desenvolvimento do Maranhão (FAPEMA). As práticas pedagógicas foram realizadas por meio de oficinas com a utilização do kit de robótica LEGO Mindstorms EV3.


Os discentes montaram um robô educador que fez giros, detectou um objeto em sua frente e seguiu uma linha preta. Observou-se a melhoria dos índices de aprendizado dos discentes em relação ao despertar da autonomia intelectual para resoluções de problemas por meio do raciocínio lógico com criatividade e trabalho colaborativo.


Impactos do projeto


Promoção de um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa, sustentado teoricamente pelo Construcionismo de Seymour Papert.


Por isso o foco foi o despertar de habilidades colaborativas e interdisciplinares de três estudantes do segundo ano do Ensino Médio do IFMA Campus Codó/MA, durante a realização de quatro oficinas que tinham como objetivo montar e programar um robô para se movimentar em linha reta, girar de forma precisa e controlada, emitir um som desviando-se de um objeto a 10 cm de distância, segurar e mover um objeto de um lugar para outro, detectar e seguir uma linha preta.


Observando os diálogos entre os estudantes percebemos que o ambiente de aprendizagem, durante as oficinas, foi marcado pela interação entre estudantes, pesquisa em manuais e internet, método de tentativas de acertos e erros e produção de saber.


A mediação foi feita pela RE através dos kits de robótica, o que proporcionou aos estudantes um ambiente propício ao despertar do trabalho colaborativo, do raciocínio lógico, da criatividade e da autonomia intelectual, tendo como foco o aluno protagonista, mais criativo, inventivo, responsável pela sua própria aprendizagem, solidário, competente e que defina seu projeto de vida.


--------

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A EDIÇÃO 2023


As inscrições vão até 31 de julho de 2023 e podem ser feitas pelo Google Forms.


  1. Formulário Professor de Escola Pública ou Privada - clique aqui

  2. Formulário Secretaria - clique aqui


Após o preenchimento do formulário, a confirmação da inscrição deve ser feita com o envio do comprovante de pagamento da taxa no valor de R$ 100,00 para o e-mail premioseyfreire.ciepp@gmail.com, a chave PIX para a realização do pagamento também é o e-mail premioseyfreire.ciepp@gmail.com.



bottom of page