top of page

CIEPP lança Prêmio para Experimentos Científicos de Escolas Públicas e Privadas

O CIEPP lançou o Prêmio Ennes de Sousa de Experimentos Científicos. O Prêmio tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido por professores (as) de escolas públicas e privadas no ensino de ciências.

Quem foi Ennes de Sousa?

Antônio Ennes de Sousa (1848-1920) nasceu em São Luís do Maranhão. Estudou na Universidade da Sorbonne, em Paris, formou-se na Universidade de Zurique, na Suíça, ingressou na Academia Real de Minas de Freiberg, na Saxônia. Foi professor da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, deputado federal pelo Maranhão, diretor da Casa da Moeda do Brasil, um dos fundadores e o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Agricultura e membro da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade de Ciências Naturais de Zurique, na Suíça, e da Sociedade de Química de Berlim, na Alemanha.



Podem participar professores do ensino fundamental e médio. O Prêmio tem por foco a experimentação que relacione teoria e prática para o ensino-aprendizagem dos estudantes, contribuindo para que eles criem gosto pela ciência e se sintam estimulados a descobrir sua vocação científica.


Serão aceitos experimentos das áreas de química, biologia, física, matemática, interdisciplinares e de áreas correlatas. Os experimentos devem ser conduzidos por um professor responsável e envolver os estudantes no seu desenvolvimento.


Os experimentos científicos serão avaliados por Comissões de professores, analisando a descrição do experimento científico, a capacidade de relacionar teoria e prática e o vídeo do experimento. É necessário produzir esse vídeo registrando a realização do experimento científico.


Inscrições

As inscrições começam dia 02 de junho de 2023 e vão até 18 de agosto de 2023.


Categorias

- Professor (a) Escola Pública

- Professor (a) Escola Privada


Formulário de Inscrição

https://forms.gle/YWz6e4Yp64eQZfHu7

bottom of page