top of page

Projeto Lúdico de Ciências e Engenharia no Pará

Conheça o projeto do professor Bruno Ricardo Pinto dos Santos, EEEFM Professor Nagib Coelho Matni (Pará), que ficou em 1º lugar na categoria Ensino Fundamental do Prêmio de Robótica Educacional - Edição 2022.


Descrição da boa prática


No ano de 2015 foi implementado o Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharia (PLECE) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Nagib Coelho Matni, nesse projeto os alunos desenvolviam um projeto tecnológico com culminância em uma mostra científica. Com aulas de Iniciação Científica, Física e Robótica.


Usando Tecnologia Educacional como ferramenta didática viável para despertar nos estudantes o interesse pelos conteúdos de Ciências ministrados em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido com o auxílio dos alunos do 3º ano do Ensino Médio e de acadêmicos de Engenharia e Licenciatura em Física, neste caso os acadêmicos passaram o orientar os estudantes da rede pública na confecção de Objetos Tecnológicos de Aprendizagem (OTA), na verdade trata-se de construir “brinquedos científicos” que tenham uma alta carga de conhecimentos relacionados à Física, Engenharia e Robótica de modo geral, em que tais brinquedos devem ser confeccionados com materiais reaproveitados como sucata, coisas que não têm utilidade para a sociedade ou material de baixo custo e hardware livre como Arduino, trabalhando dessa forma a questão da sustentabilidade.


O projeto também serviu como uma forma de inclusão social dos alunos e da comunidade escolar por meio da difusão e popularização da Ciência, por meio de uma mostra de Ciência e Tecnologia – a primeira da história da escola em mais de 15 anos de fundação.


Impacto no aprendizado dos estudantes


  • Alunos tiveram seu projeto como o Vencedor no Concurso "olho na Escola" promovido pelo Canal Futura e Fundação Roberto Marinho com isso aumentou o sentimento de pertencimento, de orgulho de sua escola e comunidade;

  • Alunos mais motivados e engajados;

  • Maior autonomia e protagonismo dos alunos;

  • Aumento na frequência escolar;

  • Desenvolvimento do Pensamento Computacional, Raciocínio Lógico e Cálculo Mental;

  • Alunos mais criativos, empreendedores e inovadores;

  • Melhora nas notas nas avaliações escolares principalmente em Matemática e Ciências;

  • Potencialização do entendimento sobre questões epistemológicas da Ciência e Tecnologia;

  • Destaques em Olimpíadas de Matemática, Ciências, Robótica e Feiras de Ciências, Tecnologia e Inovação.


Saiba mais no Acervo de Vídeos do projeto

https://www.youtube.com/watch?v=sISbAQRGLaE


---------------------------------

Inscrições abertas para a edição de 2023 As inscrições para o Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional estão abertas e podem ser feitas por professores de escolas públicas e privadas. A ideia é reconhecer projetos de robótica que impactem positivamente no aprendizado dos estudantes. Basta ter um projeto com resultados relevantes, fazer todo o registro do seu percurso e provar com evidências esses resultados. Se inscreva pelo formulário eletrônico https://forms.gle/iV2xo1AzPcjSTTs8A e faça o pagamento da taxa de inscrição.




bottom of page