top of page

Robótica alternativa no Amapá

Conheça o projeto do professor Elender Keuly de Souza, Escola Estadual Esther da Silva Virgolino (Amapá), que ficou em 1º lugar na categoria Ensino Médio do Prêmio de Robótica Educacional - Edição 2022.


Robótica alternativa


Tendo como objetivo principal contribuir com o processo de aprendizagem através dos conhecimentos e práticas da Robótica Alternativa a partir de materiais como sucatas eletrônicas, pensando na preservação do Meio Ambiente bem como na aprendizagem significativa dos alunos.



Descrição da boa prática


O projeto se utiliza também dos fundamentos da Cultura Maker, que visa o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos alunos, sua autonomia na construção e finalização dos projetos a partir de alguns pilares como: inovação, meio ambiente, sustentabilidade e inclusão social através da educação.


A escola vem cumprindo com a sua função social, e pensando no bem-estar da população, em proposta que desenvolva a aprendizagem dos alunos e coopere com o meio ambiente. É importante destacar que muitos equipamentos não possuem um destino ou uma logística reversa, então o projeto se utilizará de materiais como placas eletrônicas, peças de computadores, placas eletrônicas automotivas, engrenagens de aparelhos domésticos, impressoras e baterias de notebook como fonte de energia para construção de robôs educativos.


Esses equipamentos se forem descartados inadequadamente, podem ocasionar riscos à saúde e para o meio ambiente, pois neles existem elementos químicos como metais pesados Li (lítio), Ni (níquel), Pb (Chumbo) que são altamente tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente e ao homem.


Impactos no aprendizado dos estudantes


Os estudantes que participaram do projeto, tiveram notas melhores com aplicação da Robótica Alternativa, o índice de notas baixas dos alunos participantes do projeto reduziu para 5% nas disciplinas de exatas, (5) foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM nos cursos de Engenharia Civil – UNIFAP, Engenharia Elétrica – UNIFAP, Licenciatura em Informática – IFAP e Engenharia Ambiental – UEAP.


Saiba mais no Acervo de Vídeos e Fotos do projeto


---------------------------------


Inscrições abertas para a edição de 2023


As inscrições para o Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional estão abertas e podem ser feitas por professores de escolas públicas e privadas.


A ideia é reconhecer projetos de robótica que impactem positivamente no aprendizado dos estudantes. Basta ter um projeto com resultados relevantes, fazer todo o registro do seu percurso e provar com evidências esses resultados.


Se inscreva pelo formulário eletrônico https://forms.gle/iV2xo1AzPcjSTTs8A e faça o pagamento da taxa de inscrição.

Comentários


bottom of page