top of page

Robótica no ensino integral do Distrito Federal

Conheça o projeto do professor Alexandre David Zeitune, Centro de Ensino Fundamental 08 Sobradinho (Brasília-DF), que ficou em 3º lugar na categoria Ensino Fundamental do Prêmio de Robótica Educacional - Edição 2022.


Descrição da boa prática


Trabalhou-se com a hipótese de que a implantação da robótica educacional no ensino integral levaria os alunos a melhorar seu rendimento nas aulas do ensino regular, pois a robótica faz com que eles consigam trabalhar tanto com disciplinas que são exigidas dentro do currículo escolar, na sala de aula, como também no cotidiano, como trabalho em equipe, raciocínio lógico, criatividade, responsabilidade, tomada de decisões, capacidade de improviso e a expressão de pensamentos.


O trabalho mostrado baseia-se na experiência de implantação da robótica educacional no ensino integral do CEF 08. O Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho - CEF 08

é uma escola publica localizada na Cidade Satélite de Sobradinho II - DF e vinculada a Secretária de Educação do Governo do Distrito Federal, apresenta 920 alunos do Ensino

Regular, destes 200 são atendidos no programa de educação integral, distribuídos nos turnos matutinos e vespertino.


Esse projeto surgiu com o apoio da Direção da escola através do programa Mais Educação, do Ministério da Educação. Tendo como objetivo principal implantar e incentivar a prática de robótica na educação integral do CEF 08 com a finalidade de despertar o interesse dos alunos pelos estudos, esta experiência busca também: estimular a criatividade; desenvolver habilidades para trabalhar em equipe; melhorar o rendimento escolar dos alunos e apresentar novas perspectivas profissionais. Um dos fatores que influenciaram na escolha desse projeto foi o prévio desenvolvimento da robótica educacional na Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) que já vinham trabalhando desde 2010 nessa área.


Impacto do projeto


Percebeu-se dentro das aulas de robótica, uma grande evolução dos alunos em suas capacidades de trabalho em grupo, interesse e concentração. A motivação dos alunos pelas

aulas de robótica pode ter acontecido não só pelo contato com o robô, mas também por que a metodologia usada foi proposta por alunos da Sala de Recursos de Altas Habilidades, que tinham experiência com o material utilizado.


Outro ponto importante foi uso de uma metodologia de fácil compreensão e atrativa para os alunos, estimulando a continuidade da robótica educacional no Ensino Integral.


Contudo, notou-se uma dificuldade da construção de um laboratório específico para aulas de robótica, devido ao alto custo de equipamentos de suporte, tais como: computadores

modernos, roteadores de internet e acesso a banda larga.


Um impacto significativo foi o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica OBR de 2015, etapa estadual, justamente com alunos que tiveram aula no programa de robótica da educação integral, gerando confiança e estimulando as aulas de robótica entre os demais alunos da Escola.


Transformando o Centro de Ensino Fundamental 08 em uma refêrencia no ensino de robótica educacional, cominando em um 3oº Lugar na OBR Nacional em Curitiba - PR.

---------------------------------


Inscrições abertas para a edição de 2023


As inscrições para o Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional estão abertas e podem ser feitas por professores de escolas públicas e privadas.


A ideia é reconhecer projetos de robótica que impactem positivamente no aprendizado dos estudantes. Basta ter um projeto com resultados relevantes, fazer todo o registro do seu percurso e provar com evidências esses resultados.


Se inscreva pelo formulário eletrônico https://forms.gle/iV2xo1AzPcjSTTs8A e faça o pagamento da taxa de inscrição.


Yorumlar


bottom of page