top of page

Laboratório SuperTech no Rio Grande do Sul

Conheça o projeto do Professor Gabriel Schabbach Schneider, Colégio La Salle São João (Rio Grande do Sul), que ficou em 1º lugar na categoria Escola Privada do Prêmio de Robótica Educacional - Edição 2022.


Descrição da boa prática


A Rede La Salle de Ensino, conhecida também como Rede dos Irmão Lassalistas, foi fundada por São João Batista de La Salle no ano de 1680. Atualmente está presente em mais de oitenta países atendendo a cerca de 1015000 alunos. Conta em seu quadro funcional com 93000 educadores e 4500 irmãos que atuam em 984 unidades educativas. A missão educacional da Rede La Salle é de formar cristã e socialmente as crianças, os jovens e os adultos, mediante ações educativas de excelência. Nesse contexto educacional, há 95 anos nossa escola busca formar agentes ativos, que buscam fazer a diferença em uma sociedade caracterizada por constantes transformações.


A Robótica Educacional da escola está presente em todo o currículo do Ensino Fundamental. Na educação infantil são trabalhados alguns projetos ao longo do ano e para o Ensino Médio é opcional no contraturno. A escola conta ainda com um time de robótica, o Robô Salle.

No ano de 2022 a escola modificou toda a estrutura do Turno Integral (TI), que passou a contar com diferentes espaços de aprendizagem sendo, um desses espaços nomeado de SuperTech. O laboratório SuperTech visa aplicar conceitos de robótica e educação Maker no turno integral, complementando o processo de escolarização regular da escola.


Quando solicitada a elaboração de um planejamento das aulas pela coordenação, pôde-se perceber o tamanho do desafio. O Turno Integral tem diferentes características do ensino regular, que passam por aulas de, no máximo, 50 minutos de duração, não sequenciais, turmas irregulares (nem todos os alunos frequentam o TI todos os dias), público alternando (diferentes níveis educacionais exploram o mesmo material com diferentes abordagem), que fosse lúdico e contemplasse diferentes áreas do conhecimento. Além dessas características, teria ainda que ser aplicado pelas professoras do Turno Integral, o que exigiria treinamento de pessoal e, por fim, dividir material com o laboratório de Robótica da escola.

Ao longo do desenvolvimento das aulas para o SuperTech várias propostas foram formuladas pelo time de Robótica da escola.


A maior dificuldade seria contemplar o período máximo de duração de cada aula - 50 minutos é pouco tempo para realizar planejamento, execução e análise do que foi construído, etapas importantes de uma montagem.


Para dar conta da demanda desse novo espaço, foi introduzida a ideia de Ficha de Educacional. As fichas educacionais contém o planejamento de uma proposta de montagem que contempla o período de uma aula e devem ser fortemente convidativas, despertando o interesse dos alunos. Elas podem ser executadas de forma individual, caso poucos alunos estejam na sala, ou em grupos se assim os alunos desejarem. Para diversificar o projeto, trazer elementos lúdicos para a sala de aula e explorar ao máximo as habilidades do século XXI, foram criadas fichas com diferentes propósitos educacionais, possuindo as seguintes nomenclaturas: De Bloco em Bloco, Desafio, Conte uma História e Criatividade a Prova.


Impacto do projeto nos estudantes

  • Desenvolvimento da argumentação, fala e socialização.

  • Desenvolvimento da Motricidade fina.

  • Autoconhecimento e autoafirmação.

  • Desenvolvimento da criatividade.

  • Desinibição.

--------------------------------


Inscrições abertas para a edição de 2023


As inscrições para o Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional estão abertas e podem ser feitas por professores de escolas públicas e privadas.


A ideia é reconhecer projetos de robótica que impactem positivamente no aprendizado dos estudantes. Basta ter um projeto com resultados relevantes, fazer todo o registro do seu percurso e provar com evidências esses resultados.


Se inscreva pelo formulário eletrônico https://forms.gle/iV2xo1AzPcjSTTs8A e faça o pagamento da taxa de inscrição.





bottom of page