top of page

Programação de robôs em Rondônia

Conheça o projeto do Professor Jackson Henrique da Silva Bezerra, IFRO - Campus Ji-Paraná (Rondônia), que ficou em 3º lugar na categoria Ensino Médio do Prêmio de Robótica Educacional - Edição 2022.


Descrição da boa prática


A nossa boa prática de programação começa em 2015 quando depois de muito esforço o IFRO Campus Ji-Paraná comprou quatro kits de robótica LEGO EV3 para o curso Técnico em Informática. Chegando os kits eu, professor Jackson, comecei a estudar os kits e a linguagem de programação em blocos lógicos da LEGO.


Bom, depois uns dois meses de estudos escrevi um projeto no edital de pesquisa Nº 03/JIPA/CGAB/IFRO de 08/09/2015 do campus com o objetivo de ensinar um bolsista (Mateus Fernandes da Luz) e quatro alunos colaboradores (Marcos Paulo Muniz de Andrade, Matheus Otokovieski Trevisano, Victor Katsuya Harada e Milena Maria da Silva) alunos do 3º ano do curso Técnico em Informática (TI), o que eu havia aprendido sobre montagem e programação de robôs LEGOs e deixar ele ampliar a pesquisa dele.


O objetivo secundário desse projeto era após uma fase de pesquisa e estudos, ministrar uma oficina para 20 alunos do 1º ano do curso Técnico em Informática a fim de ensinar conceitos de lógica de programação como estruturas de decisão e repetição através da robótica educacional LEGO, pois esse conteúdo de lógica é extremamente importante para os alunos que estão iniciando o aprendizado em linguagem de programação no curso TI. Bom, o projeto foi um sucesso e em vez de uma acabando ministramos dezenas de oficinas ao longo de seis meses daquele ano.


Um terceiro objetivo desse projeto era que os alunos bolsistas e colaboradores encontrassem um novo grupo de alunos, entre os participantes da oficina, que pudessem assumir a missão de serem os bolsistas no próximo ano e assim assumir as oficinas junto comigo. Bom, conseguimos esse novo grupo e em 2016 submeti um novo projeto edital de pesquisa Nº 03/JIPA/CGAB/IFRO de 28/04/2016 do campus com o mesmo objetivo, de pesquisar e ensinar a robótica educacional LEGO para novos grupos de alunos do curso TI, porém nesse ano adicionamos um ingrediente novo no projeto: conceitos matemáticos.


Assim, o projeto contou com um bolsista (Wanderson Silva de Oliveira) e os colaboradores (Lucas de Paula Barros, João Guilherme dos Santos, Withor Lucas Barbosa de Lima, Gustavo Guilherme Gomes Freire, Victor dos Santos Amaral, Felipe de Oliveira Andrade, Victor Hugo da Rocha Pires), todos estes, foram alunos das primeiras oficinas do projeto lá em 2015. Assim o projeto funcionou da mesma forma que em 2015 com os mesmos objetivos durante seis meses. Bom, finalizado 2016 e agora com um novo time de colaborares escolhidos durante as oficinas de 2016, submeti um novo projeto no edital Nº 41/JIPA/CGAB/IFRO de 28/06/2017 com os mesmo objetivos e propósitos dos dois anos anteriores, só que neste ano o diferencial era o ensino de conceitos de física básica, como aceleração, força, peso, entre outros conceitos utilizados na programação de robôs autônomos.


Neste projeto de 2017 contamos com dois bolsista (Wanderson Silva de Oliveira e João Guilherme dos Santos Moreira) e funcionou da mesma forma que os projetos anteriores, ministrando oficinas durante o período de seis meses ensinando alunos do curso Técnico em Informática. O ano de 2018 começa e já com uma nova equipe de bolsistas (Maria Luiza Maltezo Pedroza) e colaboradores (Gustavo Castilho Valenciano e Gabriel Castilho Valenciano) submeti novamente o projeto original do início do projeto no edital Nº 17/JIPA/CGAB/IFRO de 09/08/2018 e seguimos o projeto naquele ano nos mesmos moldes dos anteriores. Chegando a 2019 senti que estava na hora de levar o projeto para fora dos portões do Campus Ji-Paraná, assim submeti então um projeto de extensão no edital Nº 13/2019/REIT/PROEX/IFRO de 22/05/2019 afim de ministrar oficinas no campus Ji-Paraná como já era feito, mas também em uma instituição de ensino da cidade, assim escolhi a Fundação Mãos Abertas em Ji-Paraná, que se trata de uma ONG que cuida e crianças carentes na cidade.


Novamente o projeto foi um sucesso e dessa vez os bolsistas (Gabriel Castilho Valenciano e Gustavo Castilho Valenciano) e vários colaboradores ministraram as oficinas de lógica de programação com robótica educacional LEGO, nos mesmos moldes desde o início do projeto, para os alunos do IFRO e da Fundação Mãos Abertas. Na fundação eu levava os alunos com o meu carro uma vez por semana na sede fundação.


Para o ano de 2020 eu senti a necessidade de expandir ainda mais o projeto, assim submeti um novo projeto, dessa vez no formato integrador (pesquisa, ensino e extensão) no EDITAL Nº 28/2019/JIPA/CGAB/IFRO de 05/09/2019 que seria executado em 2020. O projeto teve o mesmo objetivo dos anteriores, mas dessa vez o objetivo era receber escolas da cidade interessadas em oficinas de robótica e ministras a mesma in loco ou no campus. Entretanto chegou a pandemia de COVID-19 em março de 2020 e tudo ficou remoto, porém o projeto continuou a funcionar, mas de forma remoto apenas. Porém sem os robôs físicos para os testes e a parte lúdica da montagem, o projeto não teve uma boa participação. O ano de 2021 começa em meio a pandemia e cheguei a cogitar encerrar o projeto, mas depois de pesquisar tive a ideia de seguir o projeto, mas dessa vez utilizar simuladores de robôs para executar os testes e seguir com o projeto de forma remota, assim submeti um projeto integrador no Edital n° 31/2020/JIPA/CGAB/IFRO com uma equipe de bolsistas (Ádrian Henrique Ferreira, Caian Henrique Soares de Oliveira, Danilo Saiter da Silva e Luccas Martins de Melo Barbosa).


Assim usando agora aulas síncronas por vídeo conferência e a ferramenta Virtual Robotics Toolki para simular o robô e a pista, seguimos com o projeto em plena pandemia, atendente alunos do IFRO e de qualquer escolar de Ji-Paraná, pois como era remoto, não haveria limite de alunos. Bom, chegamos então a este ano de 2022 e com o fim da pandemia e a liberação das aulas presenciais voltamos com o projeto presencialmente como sempre foi, assim submeti um projeto de iniciação tecnológica no chamada pública da SETEC/MEC através do IFES Nº 01/2021 –para buscar recursos (novos kits LEGO e notebooks) e bolsas para os alunos (José Vinícius Machado Martines, Rafael Felipe de Oliveira Aguiar, Renan da Rocha Santos, Wallyson Machado de Lima, João Alexandre Capellaro Almeida, Carlos Alexandre Fiorello Fernandes Junior) e assim continuar o projeto de robótica com os alunos do curso TI no campus Ji-Paraná e desse vez com alunos da escola estadual Jardins dos Migrantes que fica perto do campus. Bom, esse é o relato da história e andamento do projeto de robótica LEGO que coordeno no IFRO Campus Ji-Paraná desde 2015 onde o conhecimento tem sido transferido ano após ano pelos alunos participantes do projeto.


Entre as conquistas do projeto podemos citar a participação anual desde 2015 na Olimpíada Brasileira de Robótica – Etapas Regional e nos últimos dois anos na etapa Nacional uma vez que fomos campeões da etapa regional de 2020 e 2021, a organização de um campeonato de robótica para todos os campis do IFRO organizado pelo nosso grupo e a aquisição de mais cinco kits de robótica, além de dezenas de sensores, pilhas, baterias e notebooks, adquiridos com recursos de taxa de bancada dos projetos submetidos nos editais. Todos os projetos citados estão disponíveis no link de comprovação.



---------------------------------

Inscrições abertas para a edição de 2023


As inscrições para o Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional estão abertas e podem ser feitas por professores de escolas públicas e privadas.


A ideia é reconhecer projetos de robótica que impactem positivamente no aprendizado dos estudantes. Basta ter um projeto com resultados relevantes, fazer todo o registro do seu percurso e provar com evidências esses resultados.


Se inscreva pelo formulário eletrônico https://forms.gle/iV2xo1AzPcjSTTs8A e faça o pagamento da taxa de inscrição.


bottom of page