top of page

Programação na Primeira Infância

Conheça o projeto do Professor Eduardo Levy Macedo, Colégio La Salle Abel (Rio de Janeiro), que ficou em 3º lugar na categoria Escola Privada do Prêmio de Robótica Educacional - Edição 2022.


Descrição da boa prática


O Projeto PEPI - PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA, foi desenvolvido com o intuito de ensinar programação na Educação Infantil, sem que as crianças precisassem utilizar gadgets corriqueiros de seu cotidiano, aprendendo de forma ativa/interativa.


O Projeto PEPI objetiva a inovação, ao despertar o interesse dos alunos pela programação, com a utilização de um robô controlado pelo encaixe de peças de madeira em uma "caixa" (controle remoto). A estrutura desse robô é feita com material reciclado, e a parte tecnológica com placas e sensores de Arduíno. Com isso, de forma lúdica, as crianças aprendem o princípio da lógica de programação, utilizando o raciocínio, por intermédio de diversas temáticas e desafios.


Impactos do projeto


O Projeto evidencia um avanço significativo no desempenho dos alunos, proporcionando um crescimento tanto intelectual quanto emocional, com ganhos reais para toda a comunidade escolar. Auxilia na associação de conteúdos e organização de pensamentos, contribuindo para o aprendizado de todas as disciplinas. Durante a atividade, crianças com dificuldades de socialização ou com alguma deficiência interagem melhor com seus pares, criando e fortalecendo os vínculos sociais e emocionais.


O Projeto promove a integração social infantil, já que o PEPI pode ser usado por mais de uma criança, criando um espaço onde o aprender aconteça de forma lúdica. E, por permitir a utilização de diversas temáticas em seus livros e módulos, é um projeto que além de promover o conhecimento, possibilita a conscientização dos alunos sobre meio ambiente e cidadania. Atende a todos os alunos, da educação infantil e tem um valor inestimável na prática da programação fazendo com que os alunos com alguma dificuldade de aprendizagem e/ou deficiência consigam programar e trabalhar o raciocínio lógico.


A escola inova trazendo novidades criadas dentro da própria instituição e dando oportunidades para que toda a comunidade escolar possa conhecer e interagir.



---------------------------------


Inscrições abertas para a edição de 2023


As inscrições para o Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional estão abertas e podem ser feitas por professores de escolas públicas e privadas.


A ideia é reconhecer projetos de robótica que impactem positivamente no aprendizado dos estudantes. Basta ter um projeto com resultados relevantes, fazer todo o registro do seu percurso e provar com evidências esses resultados.


Se inscreva pelo formulário eletrônico https://forms.gle/iV2xo1AzPcjSTTs8A e faça o pagamento da taxa de inscrição.

bottom of page